Cirurgia robótica capilar (ARTAS® 9X) – Técnica FUE robotizada.
Em agosto de 2017, passamos a oferecer uma das mais avançadas técnicas para transplante capilar.
O robô ARTAS® 9X foi desenvolvido nos EUA e possibilita a realização da cirurgia de transplante capilar pela técnica FUE de forma mais rápida, sem cicatriz linear, com acurácia e precisão ainda maior na extração dos folículos da área doadora.
A cirurgia robótica é um avanço da técnica FUE, sendo indicada para quem deseja utilizar fios mais curtos ou raspados.
O robô remove os folículos capilares da área doadora e, através do software ARTAS® Hair Studio disponível na nova versão 9X, utiliza as fotos do paciente para elaborar o planejamento, o design e as incisões na área receptora. A implantação desses folículos é feita manualmente e depende da experiência do cirurgião capilar. Por isso, o procedimento é denominado "robótico assistido", ou seja, é supervisionado por médico experiente de nossa equipe.
Qual a vantagem de fazer o transplante capilar utilizando a cirurgia robótica?
Os algoritmos de inteligência do robô ARTAS® 9X são usados para identificar e selecionar os melhores cabelos da área doadora. Isso permite maior rapidez, eficácia e precisão.
Como se realiza a cirurgia e como é o pós-operatório?
O procedimento é realizado com anestesia local, associada ou não à sedação. O desconforto em relação à dor é mínimo, sendo ainda mais tolerado com as técnicas FUE e Robótica. O paciente vai para casa no mesmo dia, estando apresentável e apto para atividades sociais em quatro a cinco dias. Atividades físicas intensas devem ser evitadas nos primeiros sete dias.
E o que esperar dos resultados?
Os fios transplantados caem entre 15 e 30 dias após a cirurgia, renascendo no prazo de 3 meses. Como os cabelos crescem, em média, 1 centímetro por mês, o resultado final é alcançado entre 6 a 12 meses após a cirurgia. Qualquer que seja a técnica cirúrgica escolhida, se for bem indicada e realizada com expertise, propicia resultados naturais. A diferença entre as técnicas está, basicamente, na forma de extração e na quantidade extraída de folículos da área doadora. O método para implantação dos folículos, no entanto, é similar entre as técnicas disponíveis.
E o cabelo transplantado é definitivo?
Sim, mas vale lembrar que, para áreas maiores, talvez seja necessário realizar duas ou três cirurgias para cobertura total. Se esse for o caso, é necessário esperar, no mínimo, nove meses entre uma cirurgia e outra.
Com a restauração eficiente das áreas calvas, o transplante capilar possibilita resultados efetivos e naturais. Cabe salientar, no entanto, que esses resultados dependem do grau de calvície e da quantidade e qualidade de fios da parte doadora.