Mudanças nas proporções normais dos cabelos durante as diferentes fases de seu ciclo de crescimento podem levar a uma queda aumentada. O Eflúvio Telógeno ocorre quando por causas diversas a proporção de cabelos, na fase telógena, aumenta significantemente.
Para se entender melhor, é importante inicialmente ter uma visão do ciclo do cabelo.
O ciclo capilar é composto por 3 fases :
A fase anágena é a fase de crescimento, em que há alto índice de proliferação celular (mitoses), com duração de 2 a 6 anos. Nesta fase os fios crescem em média 1 cm ao mês. Normalmente a proporção de fios que temos na fase anáegna é de 85%. Dentro deste percentual, temos fios de comprimento diferentes e que correspondem a idades diferentes, variando de meses à 6 anos.
Esta fase é seguida por uma fase de involução, denominada catágena, com duração de 2 a 3 semanas.Nesta fase o fios param de crescer e se preparam para a fase seguinte de queda ou desprendimento (fase telógena) .Normalmente 1% dos fios encontram-se na fase telógena.
A fase final, denominada telógeno, consiste na fase de parada completa de crescimento e consequente queda. Os cabelos estão reduzidos de tamanho e desconectados de seus bulbos. Possui duração de 2 a 3 meses.
Devido várias razões, os cabelos passam rapidamente da fase anágena para a telógena, sem completar seu ciclo no tempo previsto. Portanto têm sua vida naquele ciclo interrompida. Isso ocorre em situações como pós parto, emagrecimento importante em curto período de tempo, deficiências nutricionais (ferro, zinco, vitamina B12), durante início do uso ou suspensão de anticoncepcional oral, doenças sistêmicas ( ex: hipo ou hipertireoidismo, lúpus....), uso de medicamentos (ex: sinvastatina, warfarin, isotretinoina....), ingestão excessiva de selênio (presente na castanha do Pará), infecções prévias (infecção urinária, pneumonia, dengue), febre alta, pós cirurgias, estresse agudo (falecimento de um ente querido,por exemplo).
Após o evento alvo, o quadro inicia-se 2 a 3meses, com duração de aproximadamente 6 meses.
Sabemos que até 100 fios diários, a queda pode ser considerada normal. Quando a queda ultrapassa essa quantidade, deve-se suspeitar de eflúvio telógeno.
Como tratamento, é importante determinar as causas e corrigí-las. Nos casos traumáticos (febre ou quadros pontuais), a reversão pode ocorrer após 6 meses. Alguns medicamentos podem acelerar o processo.
Quando a duração é maior que 6 meses, é considerado eflúvio telógeno crônico, e geralmente ocorre porque fatores causais não foram abordados.